Notícias

Quem é responsável pela segurança do paciente?

Sim, a segurança do paciente depende do engajamento de todos os atores no cenário da assistência, incluindo o paciente e seus companhantes. Neste cenário, não existem atribuições de maior ou menor valor, todos tem papel importante para a construção de uma assistência mais segura.

Como posso ajudar ?

  • Pacientes podem ser ativos na observância ao cumprimento destas metas, relatando com verdade suas condições de saúde, o uso de medicamentos e alimentos e seguindo à risca às orientações pré-operatórias prestadas pela enfermagem e anestesista. Este alerta vale também para os responsáveis por crianças que devem obedecer, por exemplo, o jejum ou dieta estabelecida.
  • Higiene de mãos é dever de todos. Use o álcool gel seguindo as orientações dos cartazes presentes em todas as unidades e estimule seu acompanhante a fazê-lo. E se nós falharmos na higiene, não hesite em nos lembrar.
  • Se você é um paciente identificado com risco de queda, leia com atenção à nossa cartilha, tire dúvidas e atente aos cuidados durante a internação. Lembre que o jejum, assim como as medicações pré-anestésicas podem deixar qualquer um propenso a cair.
  • Durante seu internamento, seus dados serão conferidos muitas vezes. Isto pode parecer chato, ou até que ainda não o conhecemos, mas lembre-se que cada checagem é mais uma barreira de proteção para o seu cuidado.
  • Sentiu um desconforto, relate. Não cumpriu alguma orientação do pré-operatório, não omita. Isto é vital para sua segurança.