ENDOSCOPIA DIGESTIVA ALTA – Saiba Mais Sobre | Itaigara Memorial – Hospital Dia

Saiba Mais Sobre

ENDOSCOPIA DIGESTIVA ALTA

 O QUE É?

Endoscopia alta, como o próprio nome diz, é a forma de olhar (“scópia”) por dentro (“endo”). Através de um fino tubo flexível (Endoscópio) com lentes e luz próprias, o exame permite observar a porção superior do trato gastrointestinal: esôfago (estrutura que liga a boca ao estômago), estômago e duodeno (primeira porção do intestino delgado). INDICAÇÕES? A Endoscopia Digestiva Alta é feita para detectar: »Esofagites »Varizes de esôfago; »Gastrite; »Úlceras gástricas e duodenais; »Tumores benignos ou malignos; »Sangramento digestivo; »Outras doenças que afetam o esôfago, estômago e duodeno.

 

QUEM FAZ?

Somente o profissional médico (gastroenterologista e endoscopista), devidamente treinado e capacitado para realizar o método com segurança. COMO SE FAZ? Realizado em sala específica, o exame consiste na introdução de um tubo flexível (Endoscópio) passado através da boca, esôfago, estômago e duodeno. Durante o exame, o paciente é medicado, visando maior segurança e conforto.

 

QUAIS AS PRECAUÇÕES NECESSÁRIAS?

Para um exame seguro, o estômago deve estar completamente vazio. O paciente não deve ingerir alimentos ou bebidas (inclusive água) nas 8 horas que antecedem o exame. É importante informar ao médico sobre medicamentos em uso, alergias, doenças pulmonares e/ou cardíacas. O jejum é necessário, pois, no procedimento cirúrgico, o paciente é anestesiado para que esteja completamente confortável. Os anestésicos, além de inibirem a sensação de dor, também colocam o organismo em repouso. Isso inclui o sistema respiratório, que fica impossibilitado de expelir qualquer alimento que retorne do estômago.

 

O QUE OCORRE DEPOIS?

Após o exame, o paciente fica em sala de repouso, onde recebe total atenção até que passem todos os efeitos da medicação. Desconforto na garganta e sensação de empachamento são reações comuns pela introdução do endoscópio. Normalmente, a dieta é logo liberada, salvo em casos especiais. Após a realização do exame, o médico informa sobre o resultado. Em caso de realização de biópsias, o Serviço de Atendimento ao Cliente orienta sobre o prazo de entrega do laudo.

 

QUAIS OS CUIDADOS APÓS O PROCEDIMENTO?

» Não dirigir veículo automotivo por um período de 12 horas;

» Não retornar ao trabalho, caso seja sedado;

» Não retornar para casa sem acompanhamento.

 

OUTROS FATORES IMPORTANTES:

Quando realizada por médico experiente e lugar adequado, o exame de endoscopia geralmente é seguro e as complicações são raras. No entanto, é importante reconhecer os sinais de uma possível complicação. Caso tenha febre, dificuldade para engolir, aumento de volume do pescoço, tórax ou dor abdominal, o paciente deve informar imediatamente ao médico.


MARCAÇÃO DE CONSULTAS E EXAMES: Whatsapp 71 99688-2300 | 71 3352-9000 | 71 3045-7100
TELEFONE ADMINISTRATIVO: 71 3453-8500 | 71 3417-0401

Responsável Médico: Dr. João Bráulio Nogueira Macedo - CRM: 3706.


ITAIGARA MEMORIAL © 2012 - 2019. Todos os direitos reservados.