ECOENDOSCOPIA – Saiba Mais Sobre | Itaigara Memorial – Hospital Dia

Saiba Mais Sobre

ECOENDOSCOPIA

O QUE É?

Também chamada de Ultrassonografia Endoscópica, trata-se de um exame composto de endoscopia digestiva, com a visualização da mucosa de esôfago, estômago e duodeno, associado à ultrassonografia para visualizar as paredes do órgão examinado mais estruturas como pâncreas, vias biliares, vasos e nódulos linfáticos. Através da Ecoendoscopia também podemos fazer biópsias dessas estruturas com agulha específica, a qual passa por dentro do aparelho para atingir o órgão a ser biopsiado, sendo este método chamado Punção Aspirativa por Agulha Fina ( PAAF).

INDICAÇÕES

É indicada para esclarecer doenças do pâncreas, lesões das paredes do esôfago, estômago e duodeno, assim como avaliar a presença de cálculos em vesícula e via biliar principal (colédoco), nódulos linfáticos aumentados e massas tumorais suspeitas de câncer nas regiões do mediastino e abdômen superior, associada à invasão ou não de vasos. Além de diagnosticar, é possível realizar a PAAF para obter tecidos destas estruturas para estudo anatomopatológico e ainda drenar cistos.

QUEM FAZ?

A Ecoendoscopia é realizada por um especialista em Endoscopia que foi treinado para fazer este exame. O profissional deve ter conhecimentos em Endoscopia Digestiva e Ultrassonografia.

COMO SE FAZ?

É realizado na mesma sala de Endoscopia, com espaço e equipamentos adequados ao exame, utilizando uma sedação confortável realizada pelo médico anestesiologista. É necessário jejum de 8 horas para sólidos e 4 horas para líquido. O procedimento pode durar entre 20 a 30 minutos para os exames diagnósticos. Nos casos de indicação de PAAF, pode durar entre 40 a 50 minutos. O paciente usa oxigênio, além da monitorização da saturação de oxigênio, da frequência cardíaca e da pressão arterial, cuidados necessários para sua segurança

O aparelho é parecido como o da endoscopia digestiva alta, porém com o diâmetro e comprimento um pouco maior, sendo o tubo inserido por via oral.

QUAIS AS PRECAUÇÕES NECESSÁRIAS?

O paciente realiza um consulta prévia com o especialista em Ecoendoscopia para avaliar a indicação, os exames de laboratório e outros como ultrassonografia convencional, tomografia e ressonância realizados anteriormente. É feita também a avaliação pré-anestésica, fundamental para que o procedimento ocorra em segurança e, para tanto, o médico anestesiologista pode solicitar outros exames complementares. A consulta com especialista em Ecoendoscopia e Anestesiologia são realizadas no mesmo dia.

O QUE OCORRE DEPOIS? 

O paciente após o exame ficará em uma sala de recuperação equipada, observando a frequência respiratória, saturação de oxigênio, a frequência cardíaca e a pressão arterial por um período aproximado de uma hora e meia. Nos casos de PAAF, o paciente ficará em observação por cerca de duas horas. Nos casos de punção de cistos, o paciente usará antibiótico prescrito pelo médico por um período de três a cinco dias.

O médico lhe informará sobre o resultado do exame, logo após a sua realização. Em caso de realização de biópsias, o serviço de Enfermagem entregará o comprovante do Exame Anatomopatológico, informando o prazo estimado para entrega do resultado, ou se preferir, poderá levar a outro laboratório de sua preferência.

QUAIS OS CUIDADOS APÓS O PROCEDIMENTO?

  • Não dirigir nenhum tipo de veículo automotivo e não operar máquinas, por um período de 12 horas;
  • Não retornar ao trabalho, caso seja sedado;

Não retornar para casa sem acompanhamento.

 

OUTROS FATOS IMPORTANTES QUE VOCÊ DEVE SABER:

O exame é seguro e as complicações são raras quando a Ecoendoscopia é realizada por médico experiente e em lugar adequado.

É importante que você reconheça os sinais de uma possível complicação. O paciente deverá ficar atento ao surgimento de dor, febre ou outra intercorrência que venha a incomodá-lo e, caso isto ocorra, informe ao seu médico imediatamente.


MARCAÇÃO DE CONSULTAS E EXAMES: Whatsapp 71 99688-2300 | 71 3352-9000 | 71 3045-7100
TELEFONE ADMINISTRATIVO: 71 3453-8500 | 71 3417-0401

Responsável Médico: Dr. João Bráulio Nogueira Macedo - CRM: 3706.


ITAIGARA MEMORIAL © 2012 - 2019. Todos os direitos reservados.