Notícias

Cultura de Segurança, construção e disseminação

Viver, disseminar e praticar a Cultura de Segurança é um grande desafio para instituições de saúde em todo o mundo, pois
requer maturidade empresarial e individual dos seus profissionais para entender que não apenas os acertos, mas mesmo os erros, ou
quase erros cometidos podem contribuir para o aprimoramento das práticas assistenciais.

No decorrer da trajetória do Itaigara Memorial diversos investimentos foram realizados para a construção e disseminação desta Cultura. Como unidade especializada em cirurgia de baixa e média complexidade um dos aspectos decisivos para assegurar o sucesso destas intervenções está na avaliação dos pacientes indicados para a unidade. Mesmo um procedimento relativamente simples deve levar em consideração fatores como idade e doenças prévias para torná-lo elegível a ser realizado no hospital dia. Qualquer sinal de alerta pode contra-indicar sua realização e esta decisão é compartilhada com o médicocirurgião do paciente, destaca Dr. Hugo Dantas, anestesiologista.

Outro elemento que merece destaque, ilustra o quanto o paciente também está envolvido na sua própria segurança: o preparo précirúrgico. Tanto nas cirurgias, quanto nos exames endoscópicos o paciente realiza consultas de enfermagem e pré-anestésicas.

Nelas, o paciente recebe recomendações específicas de preparo para realizar o procedimento, tais como dieta, jejum e interações medicamentosas. Não cumprir uma recomendação implica em grave risco para o paciente e certamente inviabiliza a realização do procedimento.

Você sabe o que é Cultura de Segurança?

É conjunto de valores, atitudes, competências e comportamentos que determinam o comprometimento com a gestão da saúde e da segurança, substituindo a culpa e a punição pela oportunidade de aprender com as falhas (cultura educativa) e melhorar os processos de trabalho em busca de resultados que atendem as expectativas do cliente a atenção à saúde.


MARCAÇÃO DE CONSULTAS E EXAMES: Agenda Fácil Agenda Fácil | Whatsapp 71 99688-2300 | 71 3352-9000 | 71 3045-7100
TELEFONE ADMINISTRATIVO: 71 3453-8500 | 71 3417-0401

Responsável Médico: Dr. João Bráulio Nogueira Macedo - CRM: 3706.


ITAIGARA MEMORIAL © 2012 - 2021. Todos os direitos reservados.