COLONOSCOPIA – Saiba Mais Sobre | Itaigara Memorial – Hospital Dia

Saiba Mais Sobre

COLONOSCOPIA

O QUE É?

Colonoscopia é a forma de olhar (“scópia”) por dentro (“cólon”), permitindo o exame da porção inferior do trato gastrointestinal, o que inclui reto, cólon (esquerdo e direito) e íleo terminal (última porção do intestino delgado). É feito com o uso de um tubo flexível (Colonoscópio) que possui lentes e luz próprias.

 

INDICAÇÕES?

A Colonoscopia detecta causas de:

» Diarreia;

» Prisão de ventre;

» Dor abdominal;

» Sangramento baixo;

» Tumores benignos ou malignos;

» Doenças inflamatórias intestinais (colites).

 

QUEM FAZ?

Somente o profissional médico (gastroenterologista e colonoscopista), devidamente treinado e capacitado para utilizar com segurança o método.

 

COMO SE FAZ?

O procedimento é realizado em uma sala do centro cirúrgico, sob sedação e com a presença do anestesista. Antes do procedimento, o paciente deve passar por uma consulta com anestesista e enfermeira para obter as informações detalhadas, incluindo as restrições alimentares e o preparo do cólon (intestino), que deverá estar totalmente limpo para a realização do procedimento.

O exame consiste na vagarosa introdução de um tubo flexível (Colonoscópio) através do intestino grosso. O procedimento tem uma duração curta de poucos minutos.

 

QUAIS AS PRECAUÇÕES NECESSÁRIAS?

Para um exame seguro, o cólon deve estar completamente limpo. O paciente deve seguir rigorosamente as orientações e ir com acompanhante no dia do exame.

A maioria dos medicamentos de uso habitual deve ser mantida. No entanto, algumas substâncias podem interferir no preparo ou no próprio exame. Por isso, é importante informar ao médico quais remédios o paciente faz uso, a exemplo de Aspirina, medicações para artrite, anticoagulantes, insulina e produtos contendo ferro. Devem ser relatadas alergias a medicamentos, bem como doenças pulmonares e/ou cardíacas.

 

O QUE OCORRE DEPOIS?

Após o exame, o paciente fica em sala de repouso, onde recebe total atenção até que passem todos os efeitos da medicação.

A Colonoscopia é geralmente bem tolerada e raramente causa dor. Poderá ocorrer sensação de pressão, inchaço ou cãibra, o que desaparece em seguida.

Normalmente, a dieta é logo liberada, salvo em casos especiais.

Após a realização do exame, o médico informa sobre o resultado. Em caso de biópsias, o Serviço de Atendimento ao Cliente orienta sobre o prazo de entrega do laudo.

 

QUAIS OS CUIDADOS APÓS O PROCEDIMENTO?

» Não dirigir veículo automotivo por um período de 12 horas;

» Não retornar ao trabalho, caso seja sedado;

» Não retornar para casa sem acompanhamento.

 

OUTROS FATORES IMPORTANTES:

O exame geralmente é seguro e as complicações são raras quando a Colonoscopia é realizada por médico experiente e em local adequado. No entanto, é importante reconhecer os sinais de uma possível complicação. Caso o paciente tenha febre, sangramento baixo e dor abdominal, o médico deve ser imediatamente informado.


MARCAÇÃO DE CONSULTAS E EXAMES: Whatsapp 71 99688-2300 | 71 3352-9000 | 71 3045-7100
TELEFONE ADMINISTRATIVO: 71 3453-8500 | 71 3417-0401

Responsável Médico: Dr. João Bráulio Nogueira Macedo - CRM: 3706.


ITAIGARA MEMORIAL © 2012 - 2019. Todos os direitos reservados.