Procedimento no Hospital Dia – Fique ligado | Itaigara Memorial – Hospital Dia

Fique ligado

Procedimento no Hospital Dia

Biópsia de Congelação

agora no Itaigara Memorial Hospital Dia

 

A biópsia de congelação é um procedimento peroperatório que permite, de maneira rápida e segura, o diagnóstico de situações que podem mudar o tipo e extensão de procedimentos cirúrgicos. Este exame pode ser utilizado pelas mais variadas especialidades cirúrgicas, permitindo fazer a distinção entre tumores benignos e malignos, checar o envolvimento de margens, identificar a presença de metástase em linfonodo sentinela, entre outras possibilidades.

Desde julho, a técnica já vem sendo aplicada no Itaigara Memorial, em parceria com a Imagepat, tornando-o o primeiro hospital dia em Salvador a contar com esta estrutura em suas instalações.

 

Um exemplo da sua utilização está na Cirurgia Micrográfica de Mohs, procedimento indicado para tratamento dos tipos mais frequentes de câncer de pele. A remoção do tumor é feita camada por camada e avaliada via biópsia de congelacão, auxiliando o cirurgião na definição das margens de retirada, obtendo assim uma precisão e acerto de até 98% na remoção. Esta cirurgia já vem sendo realizada com sucesso no Itaigara Memorial Hospital Dia, com a equipe do oncologista, Dr. Miguel Brandão (CRM 9816).

 

A biópsia de músculo é um serviço inédito em Salvador e no Nordeste que permite determinar com mais agilidade e segurança a presença de algumas miopatias. Diferente de outros serviços,  no Itaigara Memorial, as amostras não são colocadas em formol para análise e sim, da forma adequada, por congelação, o que garante uma análise correta, em concordância com os serviços de qualidade nacionais e Internacionais. Além  disso, a análise é realizada por histologia, histoquímica e imunoistoquímica, técnicas que permitem uma completa avaliação do músculo, ampliando as chances de um resultado preciso.

As principais indicações são pacientes com suspeita de doença muscular, ou miopatias, cujas características vão desde a elevação assintomática dos níveis de creatinofosfoquinase (CPK, que dosamos no sangue), até a manifestação clínica de fraqueza muscular.  Doenças como miopatias inflamatórias, miosites, distrofias musculares, miopatias congênitas e distrofias musculares congênitas podem ser diagnosticadas com esse teste. No Itaigara Memorial este serviço vem sendo realizado pela neurologista, Dra. Marcela Machado (CRM 15128).


MARCAÇÃO DE CONSULTAS E EXAMES: Whatsapp 71 99688-2300 | 71 3352-9000 | 71 3045-7100
TELEFONE ADMINISTRATIVO: 71 3453-8500 | 71 3417-0401

Responsável Médico: Dr. João Bráulio Nogueira Macedo - CRM: 3706.


ITAIGARA MEMORIAL © 2012 - 2019. Todos os direitos reservados.